top of page
  • Foto do escritorSambaGlacê

Marketing sustentável: sua empresa está engajada com essa tendência?



2021 sem dúvidas é um ano de consolidação das ideias sustentáveis entre o público, isso porque as pessoas estão cada vez mais engajadas com as problemáticas que tanto comprometem o futuro do nosso planeta.


Segundo uma pesquisa desenvolvida pela IBM (International Business Machines Corporation) em 2020, 77% dos consumidores afirmam que as marcas que adotam práticas sustentáveis influenciam diretamente em suas decisões de compra. As empresas estão cada vez mais próximas do marketing sustentável ou marketing verde na tentativa de gerar essa aproximação com o público e tudo indica que essa postura tende a crescer ainda mais no próximo ano.


O que é o marketing sustentável?


O marketing sustentável ou marketing verde é um marketing de relacionamento que visa construir relações duradouras com os consumidores e promover produtos/serviços mais sustentáveis e amigos do meio ambiente.


Existe um movimento global crescente em busca por soluções para reduzir os impactos do consumo no planeta e as empresas que se empenham e se mostram dispostas a somar com inovações nesse sentido certamente ganham muitos pontos com público.


54% dos consumidores frequentemente ou sempre preferem marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente (Opinion Box, 2017) portanto é indispensável que as marcas estejam atentas e saibam como aliar os seus valores com os valores dos clientes.



Por que adotar o marketing sustentável?


O marketing sustentável é um diferencial que expande as suas possibilidades no mercado e proporciona uma série de benefícios como:


• Mais credibilidade: demonstrar uma postura comprometida com o futuro do planeta é uma prova de que o seu negócio também se preocupa com as pessoas;


Diferencial competitivo: a consciência ecológica é um valor que atrai mais consumidores alinhados com as ideias sustentáveis e consequentemente você estará um a passo à frente dos concorrentes que ainda não se adaptaram às mudanças;


• Reconhecimento da marca: as pessoas passam a reconhecer a sua marca pelos valores vinculados à ela;


Melhor aquisição de clientes e parceiros;


• Menos desperdício, aumento dos lucros e redução dos custos.


Sabendo disso, é o momento de você colocar em prática os princípios do marketing sustentável na rotina da sua empresa.


Como aplicar o marketing sustentável no seu negócio


É preciso dar uma virada de chave na postura da sua marca para adotar de fato o marketing verde como uma estratégia empresarial, mas por onde começar?


Comece de dentro para fora: mude aos poucos a cultura organizacional da sua empresa, realize ações internas que transmitam valores sustentáveis, seja através da reciclagem, da economia circular, da redução do consumo de energia e água ou da busca por matérias-primas sustentáveis e que diminuam a sua pegada de carbono;


• Opte por embalagens recicláveis: elas serão reutilizadas no futuro como matéria-prima de outros materiais;


• Seja direto e transparente: só venda o que você pratica;


• Gere menos resíduos: explore as possibilidades da internet e dê preferência ao e-mail marketing e mídias sociais como uma estratégia eficiente e que contribui para a redução de lixo gerado pelo descarte de mídias off-line como folhetos de papel, por exemplo.


Uma evidencia de como o marketing verde funciona na prática e rende incríveis resultados para empresas e para o planeta, é o trabalho que o nosso cliente Cristalcopo tem desenvolvido à frente do Projeto Recicla Junto, em dois anos de história e inúmeras ações de sucesso, a empresa vem construindo a cada dia uma marca mais forte e que dialoga com autenticidade e estratégias inteligentes sobre como cada um de nós pode fazer a diferença pelo futuro da Terra.


Quer saber como levar o marketing verde para sua empresa? Clique aqui e vamos bater um papo, nós podemos te ajudar na construção de uma marca mais sustentável.

10 visualizações
001.png
bottom of page