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  • Foto do escritorSambaGlacê

A decisão de compra do seu cliente está na prova social

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Como o consumidor sabe que seu produto realmente vale a pena comprar, já pensou? A decisão de compra depende de alguns fatores, entre eles, do cliente ouvir a opinião de outras pessoas, a famosa prova social.


O que é prova social?


A prova social funciona como um facilitador na tomada de decisão, ligada ao neuromarketing. E tem um motivo: nós, seres humanos, gostamos de nos sentir pertencendo algum grupo. E, quando ouvimos a opinião de alguém e levamos adiante, estamos de certa forma dentro de um mesmo grupo – os que utilizam o seu produto.




É por isso que a prova social é considerada um gatilho para gerar vendas. Porque a opinião de um usuário de determinado produto vale muito mais do que a palavra da empresa. Lembre-se: o maior conhecedor de uma mercadoria ou serviço é o cliente!


Já pensou como seria escalonar o efeito da prova social?


Prova social aplicada nas redes sociais


A presença social, quando bem utilizada, pode escalonar a prova social.

Se antigamente você precisava conhecer alguém que utilizou o produto, agora, você pode ouvir a opinião de milhares usuários. Quando uma empresa tem uma presença digital estratégica e que dialoga com o público, ele vai se sentir confortável em compartilhar sua experiência com a marca.


Então, se você já preza por uma boa experiência do consumidor, a prova social é garantida. E você ganha milhares de vendedores: seus próprios clientes.


A prova social não é passiva


Para ter prova social é preciso esperar passivamente o cliente compartilhar a sua opinião? Não! Você pode dar um empurrãozinho com estratégias de Marketing Digital bem alinhadas com os objetivos da marca.


Se liga neste exemplo: dependendo do produto você pode fazer uma parceria com um influenciador, para unir a imagem dele com a marca. Quando quem a gente é ídolo ou admira fala algo, você vai prestar atenção, certo? Então quando precisar comprar um determinado, vai levar em consideração o que o influenciador disse.


Lá no começo do texto falamos que o ser humano busca pertencer a grupos. E no caso entrar para o mesmo grupo de um ídolo seria incrível! E aí está a prova social acontecendo: o cliente compra o produto porque o influenciador falou dele. E, depois, tem a necessidade de mostrar e falar também, pois essa ação vai evidenciar que ele está no mesmo grupo de seu ídolo.


Prova social assertiva depende de equipe qualificada


Para a prova social ser assertiva e com muito sucesso em vendas, você precisa ter uma equipe qualificada agindo no Marketing Digital. É um processo que depende de visão estratégica, olhar atento ao comportamento do consumidor e domínio da presença digital.


Quer explorar a prova social na sua marca? Entre em contato com nossa equipe e agende uma conversa!





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