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  • Foto do escritorSambaGlacê

5 dicas para se preparar para as vendas de fim de ano.

Atualizado: 2 de dez. de 2021



A gente já dialogou sobre como as novas tendências de consumo impactaram drasticamente a Black Friday de 2021 e o mesmo também vale para as vendas de fim de ano que tanto movimentam a economia nessa época.


Mostrar o seu DIFERENCIAL e se destacar entre os concorrentes é fundamental, para isso você precisa estar ligado ao comportamento dos consumidores.


As compras de fim de ano costumavam ser feitas mais “em cima da hora”, as pessoas deixavam as datas se aproximarem para irem em busca dos presentes de Natal. Agora, segundo a pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Ipsos em 2021, mais consumidores afirmaram que preferem adiantar as compras para o início da temporada.


43% dos consumidores dos EUA, por exemplo, fizeram mais compras online no fim do ano de 2020 em relação aos anos anteriores (pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Ipsos em 2021) e os brasileiros não ficaram para trás, de acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior.


Mas como acompanhar essas mudanças e aproveitar todas as oportunidades de vendas nessa época tão importante, principalmente para o varejo?


Dicas para preparar o seu negócio para as vendas de fim de ano


Preparamos algumas dicas simples para você executar e preparar o seu negócio para a temporada mais promissora de vendas, acompanhe:


1. Esteja onde o seu cliente estiver:


É indispensável marcar presença em diferentes canais como e-mail marketing e redes sociais. Já que a decisão de compra não acontece através de um processo linear, é muito importante aliar esses canais com estratégia, pensando em conteúdos e abordagens diferentes para cada um deles, mas que se conectem;


2. Seja a resposta para a busca das pessoas:


Engaje com os clientes em potencial já no momento da busca, as pessoas constantemente recorrem às ferramentas de busca como o Google antes de tomarem sua decisão de compra, no geral elas estão à procura dos melhores produtos com o melhor custo-benefício e as opiniões das pessoas sobre eles.


Com isso em mente você pode utilizar os anúncios de pesquisa responsivos como um aliado e colocar seu produto em destaque em um anúncio personalizado, de formato responsivo e relevante para o usuário, gerando mais cliques e conversões em suas promoções de Natal, por exemplo;


3. Comece cedo:


Se antecipe e promova campanhas para divulgar as promoções de fim de ano mais cedo. As pessoas não adiam mais suas compras até os dias mais próximos ao Natal, as comparações de preço e as buscas por vantagens e diferenciais começam bem antes da chegada do Papai Noel.

Se você vende online, se programe e faça o upload de seus produtos e ofertas de fim de ano de forma adiantada, o mesmo também vale se você só vende em loja física, utilize as redes sociais ao seu favor nesse processo e divulgue antecipadamente tudo que os clientes vão encontrar nessa época do ano;


4. Crie diálogos verdadeiros nas redes sociais:


Esqueça o diálogo unilateral com os consumidores, para fidelizar os clientes que chegam com as vendas de fim de ano, você precisa estar aberto a se conectar a sua marca com as pessoas. Causar um impacto positivo é uma das melhores estratégias, portanto responda comentários, peça feedbacks, reposte conteúdos feitos pelos seguidores, crie enquetes e fale com afeto.


5. Invista em parcerias com Influenciadores:


Só nos Estados Unidos, os gastos com marketing de influenciadores devem crescer cerca de um terço no próximo ano e a previsão é que no Brasil não seja assim tão diferente, afinal as parcerias com influenciadores não param de crescer no país em vista de fenômenos como Juliette que surgiu em 2021 se tornando disputadíssima por diversas marcas, por exemplo.


O marketing de influência ganha cada vez mais espaço e é uma estratégia excelente para as vendas de fim de ano que pode tornar a relação entre público e marcas muito mais próxima e duradoura.


Quer saber como executar essas dicas na prática? Clique aqui, entre em contato com nossa equipe e agende uma conversa!

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